Basílica
 Dados Gerais do Carmo
 Basílica Tombada
 Significado Histórico
 Pobre Matriz Rica
 Basílica na História
 Outras Informações
 Livro da Basílica
 Pinturas
 Iconografia
 Órgão Tamburini
 Coral Vozes do Carmo
 Horários de Missas
 Horários de Confissões
Paróquia
 Histórico
 Párocos
 Pastorais
 Atividades
 Calendário Anual
 Horários
 Batizados
 Casamentos
 Escola Paroquial
 Capela N.Sra.Boa Morte
 Templo Votivo
 
N. Sra. do Carmo
 Festa: 16 de Julho
 Devoção e História
 Novena
 Cânticos
 Oração
 Reza do Terço

 

 

 

 

 

 Recomende este site

 

 

 
 

Campanha da Fraternidade

2014

 

Tema: "Fraternidade e Tráfico Humano"

Lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou!"  (Gl 5,1)

 

 

 

A Campanha da Fraternidade deste ano nos propõe a reflexão sobre o tráfico humano, um problema muito antigo, como nos atesta a história. A Bíblia nos conta, por exemplo, o exílio do povo da Antiga Aliança para a Assíria e para a Babilônia. O povo de Israel foi levado para outro país na condição de escravo. Mas apenas recentemente a comunidade internacional começou a agir de forma sistemática para combater esta chaga social que fere violentamente a dignidade humana e, se para os traficantes traz lucro, para as vítimas só traz sofrimento, dor e morte.

O tráfico humano sequestra ou alicia pessoas para usá-las em vista de quatro fontes de lucro. A primeira é a exploração sexual, e esta atinge principalmente as mulheres, inclusive as menores de idade, para a exploração sexual infanto-juvenil e a pedofilia; a segunda é a exploração do trabalho escravo que atinge principalmente os homens, mas também lança mão de crianças e adolescentes para o trabalho infantil; a terceira é o tráfico de órgãos para transplantes, que pode acontecer pela compra a baixo custo por sequestros e até mesmo por assassinatos; a quarta é a adoção ilegal de crianças, geralmente roubadas de seus pais e levadas para outros países.

A Igreja Católica e a sociedade, em geral, não podem ficar indiferentes a esta situação de escravidão que atinge milhões de pessoas em todo o planeta. Uma série de iniciativas já está sendo feita para o enfrentamento desta realidade ultrajante, como a pastoral da mobilidade humana, a pastoral da mulher marginalizada e a luta conta o trabalho escravo. Além disso, várias congregações religiosas e ações pastorais da Igreja têm procurado dar assistência às vítimas do tráfico humano, principalmente no que diz respeito ao resgate da sua dignidade para que possam voltar ao convívio social.

 

Dom Raymundo Damasceno Assis

Cardeal Arcebispo de Aparecida/SP

 

 

 

 

 

Oração da Campanha da Fraternidade


Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus.

Nós vos pedimos pro aquels que sofrem o flagelo do tráfico humano.

Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

 

 

 

 

 

 

Hino da Campanha da Fraternidade 2014

 

 

 

 

 

 

 

Quaresma 2014

Mensagem do Papa Francisco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Via Sacra

 

Saiba mais

Pároco Atual  

Liturgia Dominical  

  Liturgia Diária  

Horários da Basílica  

Carmelitas em Campinas  

Imagens e Idolatria  

Links  
  AVISOS  
Escapulário

Origem  

Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

Google

 

 

 

 

 

 

 

 
© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil